Receba nosso informativo

Artigos

Artigos

Inovação e Loucura

Seja qual for o tipo de inovação – se técnica, social ou organizacional - é ela que transforma o mundo, as empresas e as pessoas. Quando o ser humano sai da normalidade, do previsto, do padrão, a sua mente é literalmente sacudida, fazendo-o rever seus paradigmas e conceitos. É daí que acontece a  evolução social, econômica e espiritual da humanidade. A máxima de Albert Einstein continua atual e talvez assim sempre será: “Se à primeira vista a ideia não for absurda, não há esperança para ela.”

Assimilar e praticar o conceito da inovação deveria ser a palavra de ordem para os intra-empreendedores que pretendem se destacar e atingir o sucesso em suas organizações.

Ninguém irá vencer fazendo o que todo mundo faz, da mesma forma, todos os dias.

Os melhores profissionais trabalham de forma diferente e fogem do padrão de comportamento humano estabelecido. Eles inovam, fazem diferente, abordam de maneira singular os seus clientes internos e externos, repensam constantemente suas atividades diárias e desenvolvem formas diferentes de solucionar os problemas de sua empresa.  

Vejamos o exemplo de Steve Jobs, um dos símbolos da inovação do século XXI. Com suas atitudes, muitas vezes foi designado de louco, porque fugia do normal, do padrão. Criou um império baseado na inovação não apenas de seus produtos, mas principalmente do seu marketing e da gestão do negócio. Como ele mesmo aconselhava: “Continue sempre insatisfeito, e continue sempre louco". A loucura aqui significando a quebra de paradigmas amplamente aceitos pela sociedade.

A prática da inovação deveria começar em casa, no trato com a família, nas relações com os amigos. As crianças são experts nisso. Não estão preocupadas com o “que vão pensar dela”. Fazem perguntas “absurdas” para os adultos intelectivos, porém de uma profundidade sem tamanho. Ficamos sem resposta, muitas vezes.

Mas como tudo é uma questão de hábito, que tal iniciarmos novas formas de agir e pensar em nossos ambientes pessoais e profissionais?


Guilherme Said é Administrador, professor da UFC e consultor empresarial. Mestre em Administração e Controladoria pela UFC e Diretor de Projetos de Consultoria da SAIDGARIS Desenvolvimento Empresarial e Humano.

FOTOS RELACIONADAS

Videos

  • Contato
Said Desenvolvimento Empresarial & Humano - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Boom Digital